pedagogia e antropologia filosófica…

Freire parte do pressuposto de que o ser humano é histórico, circunstanciado em e por condições espaço-temporais e que quanto mais refletir de maneira crítica sobre a sua existência, mais poderá influenciar-se e ser (mais) livre.
Algumas ideias-chave:

1) Toda a acção educativa deve, necessariamente, estar precedida de reflexão sobre o homem e de uma análise do meio de vida do educando, isto é, a quem o educador quer ajudar a educar.

2) O homem chega a ser sujeito por uma reflexão sobre a sua situação, sobre o seu ambiente concreto. A educação leva o educando a uma tomada de consciência e atitude crítica no sentido de haver mudança da realidade.

3) Através da integração com o contexto, desenvolve-se a reflexão, o comprometimento, construção de si mesmo e o ser sujeito. O ser humano é capaz de reconhecer que existem realidades que lhe são exteriores: tem capacidade de discernimento, relacionando-se com outros seres. E a capacidade de discernir leva a perceber a realidade que, por ser externa, é desafiadora – a resposta que se atribui a esse desafio transforma a realidade, sendo original.

4) À medida que o homem se integrar às condições de seu contexto de vida realiza reflexão e obtém respostas aos desafios que se lhe apresentam, criando cultura. O homem é criador de cultura e fazedor da história, na medida em que ele cria e decide.

É necessário que a educação permita que o homem chegue a ser sujeito, permite construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer relações de reciprocidade, fazer cultura e história.

Paulo Freire
Acção cultural para a liberdade. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Educação como prática da liberdade. 29ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s