citando… sobre a pluralidade humana



Pipewort Posted by Hello

A pluridade humana, condição básica da acção e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus antepassados, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada ser humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da acção para se fazerem entender. Com simples sinais e sons poderiam comunicar as suas necessidades imediatas e idênticas.



Ser diferente não equivale a ser outro – ou seja, não equivale a possuir essa curiosa qualidade de «alteridade», comum a tudo o que existe e que, para a filosofia medieval, é uma das quatro características básicas e universais que transcendem todas as qualidades particulares. A alteridade é, sem dúvida, um aspecto importante da pluralidade; é a razão pela qual todas as nossas definições são distinções e o motivo pelo qual não podemos dizer o que uma coisa é sem a distinguir de outra.”

H. Arendt, A Condição Humana

Anúncios

2 thoughts on “citando… sobre a pluralidade humana

  1. parabens pela treixo apresentado…
    curti bues lê-lo… e considero ser muito importante esse lado do ser enquanto humano…
    abraço

    Gostar

  2. Obrigado, André. Não parece fácil apreciar Hannah Arendt. Parabéns, portanto.

    E sugiro que leia o que escreveu – como se lesse um excerto de um ensaio ou um best-seller… Calculo que seja opção, mas escrever como se fala tem riscos, pela habituação e pela imagem que aporta de quem escreve.
    Não leve a mal 🙂 É apenas expressão espontânea de quem aprecia a língua portuguesa na sua forma mais bela, mais perfeita. E o está a imaginar a escrever o registo de enfermagem.;-)

    Uma boa semana.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s