Do Tempo: Kronos e Kairos

Tempo… nas dimensões de KRONOS e de KAIROS, as duas palavras gregas para designar o tempo.

Kronos é o tempo mensurado, com dias, meses e anos. É finito, metódico, controlado, igual para todos. É o tempo linear, que cobramos aos outros e do qual dizemos que «tempo é dinheiro». É o tempo do calendário, o tempo do relógio.

Kairós significa “o momento certo ou oportuno”. Quando estamos totalmente absorvidos e vivemos no momento presente, sempre que nos sentimos apaixonados pelo que estamos a fazer ou pelas pessoas com quem estamos, empenhados, absorvidos, vivemos no Kairos.
Kairós é o tempo que alimenta a alma.
Como dizia T.S.Elliot, escutamos música tão profundamente ouvida que nem é ouvida, mas somos nós a música enquanto dura a música

Enquanto o kronos é um tempo espacializado e objetivo, o kairos (afirmava Lévinas), é um tempo significativo segundo um horizonte de sentido.

Anúncios

21 thoughts on “Do Tempo: Kronos e Kairos

  1. Gostei muito deste seu post. O tempo que alimenta a alma é um bem precioso. Às vezes gostava que Kronos atrasasse o passo e deixa-se ser Kairós a tomar as rédeas do tempo. Penso que por vezes tal chega mesmo a acontecer… mas quando olhamos para Kronos: “Oh, como ele caminha a passos largos! Contudo, Kairós é o tempo que fica sempre no meu interior…

    Beijinho

    Gostar

  2. O que lembramos do nosso tempo – e da nossa vida, vivida no tempo – é muito mais do kairós que de cronos, valha-nos isso 🙂

    Gostar

  3. Pingback: alusão ao dia « Conversamos?!…

  4. Claro que viver no Kairos é uma coisa boa, porem temos que viver tambem no Kronos, cuidar da vida, se preparar para o futuro, melhorar nossas condições etc. E quando o Kronos se tornar um peso, vivemos um pouco no Kairos para se preparar para o Kronos

    Gostar

  5. KAIROS, TEMPO de vivermos INTENSAMENTE na presença de DEUS, A CADA DIA, HORA E MINUTO!!!

    Gostar

  6. kronos é o tempo que nos mostra que samos finito,que tudo passa,e não volta mais.Kairós é que nos mostra a grandeza do ETERNO que infinito,em largura e profundidade,e na realidade é ele que controla tudo e todos.abraço

    Gostar

  7. Oi. Meu nome é Bruna. Tenho 13 anos e estou estudando Kronos e Kairós na matéria de Ensino Religioso. Estou estudando para uma prova desta e, por isso, resolvi procurar um site que envolvesse este assunto de uma forma simples e prática. Até o momento, ainda não havia encontrado nenhum site que apresentasse esses critérios, até que abri este e fiquei muito contente com o conteúdo aqui encontrado.
    Meus parabéns ao autor!

    Gostar

  8. Oi eu sou Vitor Dalla Vecchia e tenho 10 anos e me despertou a curiosidade desses dois tempos pois me pastor usou esses dois tempos para pregar uma palavra e de-repente eu fiquei com essa vontade de pesquisar sobre isso pois eu gosto de me aprofundar nessas coisas obrigado pela essa definição sobre esses dois tempos brg.

    Gostar

  9. kronos, é o meu tempo, tempo esse que eu tenho que determinar para todas as coisas pois ha tempo para tudo ,e esse tempo passa e ele não volta atrás.

    kairós, tempo de Deus, é Ele que estabelece todas as coisas ,mesmo quando eu corro contra o tempo se Ele não quiser não posso mudar o tempo determinado por Ele.

    Gostar

  10. Pingback: do tempo ou da temporalidade | Conversamos?!...

  11. ME PERMITA A FALAR PRIMEIRO DE DEUS POIS ELE PERMITE QUE VIVEMOS O CRONOS,
    ELE NOS DA LIBERDADE, JÁ O KAIROS E DETERMINADO PELO NOSSO DEUS.

    Gostar

  12. Olá amigos. gostaria de saber mais sobre: tempo Kairós; ou se tem algum outro lugar pra que eu possa saber mais. obrigado.

    Gostar

  13. Gosto de pensar que Chronos é bom para as coisas ruins…um tempo finito, mensurado, controlado. Saber que um sofrimento, uma dor, a saudade……saber que essas coisas logo vão passar……..
    As vezes fico triste em pensar no Kairós……..o tempo da Alma, do amor, das realizações, filhos pequenos sempre ao seu lado….temo perder tudo isso….temo que esse tempo passe rápido demais…..

    Gostar

  14. Ola meu nome e marcos Vinicius eu tenho 17 anos eu em tendo que
    Khronos:e o tempo mensurado ,com dias…
    Kairos:”significa”o momento certo…

    Gostar

  15. Pingback: Cura para o câncer? – Devir Piracema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s