# 45 – Palavra do dia: procrastinação

Já por aqui andou, a palavra e a ideia…. Tem um som especial, além de ser particularmente tentadora.

“Procrastinar é adiar sucessivamente aquilo que temos para fazer, e sentirmo-nos, simultaneamente, culpados por estarmos a adiar. Por exemplo, não estudar para um exame que se vai ter daqui a três dias, e em vez disso, estar refastelado em frente ao televisor, pode ou não ser procrastinação. Se a pessoa se está a sentir culpada, não conseguindo relaxar e sentir algum prazer por estar a ver televisão, nem desliga-la e ir estudar, então, a pessoa está a procrastinar. Se a pessoa não se sentir mal enquanto está a ver televisão, mas se sentir culpada depois, continua a ser procrastinação. Por outro lado, se a pessoa estiver a sentir-se confortável e sem necessidade de estudar para o tal exame, então ela não está a procrastinar.  Quase todas as pessoas procrastinam algumas vezes sobre algumas coisas. Todos evitamos realizar algumas tarefas. Fazer isso é normal, mas quando a procrastinação começa a surgir com muita intensidade e frequência, acabamos por perder muita energia e tempo valiosos.” continuar a ler….

Procrastinar é deixar para o dia de amanhã, adiar, protelar, demorar, deferir…
O termo procrastinação pode ter uma acepção finita ou infinita – finita é o adiamento para um amanhã determinado, infinita (a perder de vista) é um adiamento sem amanhã definido.

Procrastinar implica deixar que as tarefas de baixa prioridade antecipem as de alta prioridade –  e o  conceito de tarefa adiada abrange uma vasta amplitude de domínios. Qualquer tipo de procrastinação envolve a decisão de adiar.

A procrastinação encontra-se ligada ao conceito físico de inércia – uma massa em repouso tende a permanecer em repouso. Como tal, são necessárias mais forças para iniciar a mudança do que para a manter, o que convida ao adiamento do início das tarefas. Por sua vez, este adiamento ou evitamento, ao proporcionar uma sensação de conforto temporário, reforça a própria procrastinação, o que torna mais difícil começar a agir no sentido inverso. Estamos, portanto, perante um ciclo de funcionamento que se alimenta a si próprio e que tende a perpetuar e a alastrar cada vez a mais áreas ou a assumir cada vez uma maior intensidade.

Alguns autores afirmam procrastinação biológica e psicológica e que esta última pode ser comportamental ou decisional – “a primeira diz respeito a comportamentos específicos que, sendo adiados, acarretam consequências negativas para os indivíduos. Por exemplo, não entregar a declaração de IRS a tempo ou adiar a compra de presentes de Natal até à tarde de dia 24 de Dezembro. A segunda tem a ver o adiar de decisões e é de natureza mais cognitiva do que comportamental. Adia-se, por exemplo, o destino de férias e estas começam sem que se tenha qualquer plano. Curiosamente, constata-se que a procrastinação decisional se encontra associada a um padrão mais disfuncional de funcionamento psicológico por comparação com a procrastinação comportamental.”

Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida.  Diria até que o tempo é distribuído entre as pessoas de forma mais democrática que muitos (quase todos) dos outros recursos de que dependemos – cada dia tem para cada um 24 horas.  Ainda assim, é um recurso altamente perecível. E que se pode aprender a gerir – até porque fazê-lo é administrar estrategicamente a própria vida.

http://www.couns.uiuc.edu/Brochures/procras.htm
Procrastination and Task Avoidance: Theory, Research, and Treatment
Procrastination: Habit or Disorder? Jenny Maryasis


5 thoughts on “# 45 – Palavra do dia: procrastinação

  1. Não te enganas, em ambas.

    E a foto é do Template, que a mim evoca o arquipélago, sem saber precisar a ilha.
    Faz diferença?🙂

    Gostar

  2. Pingback: “temos pena” | Conversamos?!...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s