# 49 – Férias & feriados … & Chill Out!

Feriae ou dies feriati eram, em Roma, os dias em que os cidadãos suspendiam os seus negócios. Alguns dies feriati não tinham conexão religiosa em sentido estrito e, ao lado das feriae publicae (os feriados de observância geral) observavam-se também feriae privatae, a nível pessoal ou familiar, em homenagem a algum evento importante, presente ou passado. Feriae publicae sem ligação religiosa eram por exemplo os dies natalicii das cidades – hoje, conhecemos a figura dos feriados municipais. A todas as feria publicae, as laicas e as que estavam ligadas a um evento religioso, era associada a abstinência de labor, uma ruptura com o mundo quotidiano do trabalho e dos afazeres. Do ponto de vista histórico, o primeiro feriado civil foi o 14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha, comemorado como dia nacional. Os feriados laicos só ganharam força 100 anos depois, devido às sucessivas lutas operárias e à solidificação da classe média – é o exemplo claro do Dia do Trabalhador, comemorado em muitos paí­ses no 1º de Maio, dia em que, em 1886, Chicago parou por causa de uma greve geral.

Curiosamente, a origem etimológica de férias e feriados é a mesma: o repouso, dia consagrado a não trabalhar. Uma festa!

Em Portugal, são treze os feriados nacionais: 1 de Janeiro (Ano Novo), Sexta-feira Santa (anterior à Páscoa), Páscoa (que é sempre num domingo),  25 de Abril (celebração da Revolução dos Cravos, 1974), 1 de Maio (Dia do Trabalhador), Quinta-feira da 2.ª semana após o Pentecostes (60 dias após a Páscoa, Corpo de Deus, feriado móvel), 10 de Junho (Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas),15 de Agosto (Assunção de Maria), 5 de Outubro (Implantação da República, 1910), 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos), 1 de Dezembro (Restauração da Independência, 1640), 8 de Dezembro (Dia de Imaculada Conceição, Padroeira do Reino de Portugal, 1646), 25 de Dezembro (Natal).

Assim, dos treze, cinco são laicos e um é sempre ao domingo. (Interrogo-me sempre quais destes feriados removeria quem propõe reduzir o número de feriados…).

Bom Feriado, relax e Chill Out!

One thought on “# 49 – Férias & feriados … & Chill Out!

  1. Pingback: “temos pena” | Conversamos?!...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s