Leituras

 

 

 

 

 

 

 

 

À maneira de um percurso, apresentam-se os princípios e valores que fudam uma teoria ética de enfermagem, ética própria do agir do enfermeiro; de onde se configura uma tríade fundamental: a pessoa destinatária dos cuidados, o enfermeiro e a natureza do elo que a liga, naquela situação ou circunstância, numa ocasião de cuidado, ao longo da vida. Passa-se por uma sistemática da acção, afloram-se alguns territórios próximos – a deontologia, outras éticas regionais, a política e o direito – e concluímos com problemas éticos, com relevo para a veracidade , a informação e as prismáticas da confiança. Fundamentos e horizontes – pois que as partes do livro procuram uma imbricação estrutural, envolvendo a prática do cuidado ao serviço do estabelecimento de uma praxis, um profissional agir em beneficio do Outro. A mutualidadede uma presença, activa e cuidativa por parte do enfermeiro, ocorre numa relação transaciomal e de interacção com o Outro – por isso mesmo, uma identidade profissional desenhada nos contornos da própria existência. Setembro 2011

Autor: LN

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010 (e desligado em 2017).

6 opiniões sobre “Leituras”

  1. Boa Noite!
    A escrita é…um acto de solidariedade histórica.
    Parabéns e.. obrigado pelo seu contributo Professora!

    Gostar

  2. Mais um livro a ler, reler e seguir e como afirmou Voltaire “A escrita é a pintura da voz.” Pintemos então os nossos actos com os fundamentos no horizonte desta voz escrita!

    Parabéns

    Gostar

  3. Obrigado pela sugestão de leitura. Parece-me muito apelativo. Mais uma vez, obrigado

    Gostar

  4. Bem que o queria ler, mas tenho que voltar a Portugal para ver se o encontro. De qualquer modo, mais um bom livro certamente =)

    Cumprimentos,

    Gostar

Deixe um comentário