# 52 Palavras: marcas

Marca é tida como representação simbólica de algo ou alguém, que permite identificar de um modo imediato. Pode ser um signo, um símbolo, um ícone, um nome, um sinal, um desenho. Mas o conceito de marca é mais abrangente que a representação gráfica.

Com Carlos Magno, a criação das Marcas constitui-se como um instrumento militar e administractivo – delimitava uma área de fronteira, sob a administração civil e militar de um marquês, destinadas a conter ataques de inimigos vindos do exterior. Foi famosa a Marca dos Pirinéus, para conter a invasão árabe, por exemplo. Outra, estabelecida junto ao Rio Danúbio, daria origem à Áustria.

Marcas são, também, impressões que ficam. Não será por acaso que ensinar é in-signare, é imprimir.

Imagem: La Baule, France by Beboit Chailleux

One thought on “# 52 Palavras: marcas

  1. Pingback: “temos pena” | Conversamos?!...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s