Monumento aos Navegantes ou Padrão dos Descobrimentos

IMG_9671IMG_9744
“Situado em Belém, na zona de onde no século XV partiam as primeiras caravelas rumo a África, o monumento comemora os Descobrimentos portugueses. Embora tenha sido erguido de forma efémera aquando da Exposição do Mundo Português de 1940, a sua construção, na forma em que o conhecemos hoje, data de 1960, ano do quinto centenário da morte do Infante D. Henrique, grande impulsionador da epopeia marítima portuguesa. Trata-se de uma enorme caravela em pedra, na qual figuram estátuas dos principais navegadores, como Bartolomeu Dias, que liderou a primeira travessia do Cabo da Boa Esperança, Vasco da Gama, que decobriu o caminho marítimo para a Índia, Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil, Fernão de Magalhães, o primeiro europeu a atravessar o Pacífico Sul e circum-navegar o globo.

Memórias de um espaço
Em 1940 completou-se o 3º Centenário sobre o Movimento da Restauração da Independência e o 8º Centenário sobre a data em que D. Afonso Henriques usara pela 1ª vez o título de Rei de Portugal. Este duplo centenário foi festejado com um conjunto de realizações culturais centradas na “Exposição do Mundo Português”. Deste acontecimento realizado em Belém, na Praça do Império (símbolo do espaço imperial), destacar-se-á o Padrão dos Descobrimentos. Da autoria do arquitecto Cottinelli Telmo e do escultor Leopoldo de Almeida, seria a única peça a passar a definitiva em 1960, aquando do V Centenário da morte do Infante D. Henrique.”
foto_pd 1940 pdescob1940

Autor: LN

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s