“Snowpiercer” [설국열차, “Sôlguk Yôltcha”: “O comboio no país da neve”, 2013]

Revoltante e sórdido na mesma medida que é genial. Um filme que, como alguns já dizem, virá a tornar-se um cult da ficção científica. Polémico,  filme-metáfora acerca do status quo, de revoluções, de conspirações e de natureza humana.

Metáfora e ameaça eminente, o comboio representa a humanidade, a única que resta, uma espécie de esquema horizontal: na frente a primeira classe, com centenas de pessoas que não se importam com as milhares de pessoas na cauda do comboio. Cada um no seu lugar, como os sapatos e o chapéu (numa cena que parte de um aproveitamento do episódio do repórter iraquiano, Muntadhar al-Zaidi, a atirar um sapato ao Presidente G. W. Bush).

 

O equívoco do CW-7, que ia salvar a Terra do aquecimento global e a congelou, levou a que os últimos sobreviventes embarcassem como tripulantes definitivos no gigantesco comboio, Snowpiercer, que se move sem parar, eternamente, como alguns dizem. Quando completa uma volta de trajeto, todos celebram o aniversário de 365 dias completos – e é mais ou menos dezoito voltas depois da partida que a história se inicia, em 2035. Saberemos que houve revoltas antes – mas nenhuma como a liderada por Curtis Everett.

Primeiro filme em inglês do diretor coreano Joon-Ho Bong, reduz ao ‘microcosmo’ de um comboio, em movimento contínuo, as diversas discussões filosóficas, sociais e existenciais da raça humana. Um mundo pós-apocalíptico em que, nas últimas carruagens, a revolta estala. Muita violência, um rasto de morte e sangue até à primeira carruagem. E de carruagem em carruagem, surpreendemo-nos.

Tem cenas e ideias que evocam Matrix Reloaded, Elysium e Hunger Games. E há quem afirme que em 20 anos se terá transformado num filme de culto do género.

Transperceneige / Snowpiercer (설국열차, “Sôlguk Yôltcha”, literalmente “O comboio no país da neve”, 2013)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s