Blogs de enfermagem

blogs

Blogs dedicados à enfermagem são como os outros – às vezes, duram pouco tempo; às vezes, apresentam perspectivas ideologicas e políticas; às vezes, são sítios de partilha e conversa; às vezes, servem um propósito definido, numa certa altura da vida; os autores podem estar identificados com o seu nome, ou com um nick-name reconhecido ou escreverem ao abrigo do anonimato.Por isso, na generalidade, são blogues como os outros, que (também) se centram em temáticas, sejam de história, de política, de economia ou outra disciplina. A diferença é que, sendo sobre Enfermagem, se referem especificamente a esta disciplina do conhecimento e da saúde. Ou às suas vivências, inquietações.

Passei primeiro pelo Cogitare em Saúde, aberto a 07/10/2005, portanto, quase a fazer 10 anos, que presta um serviço de qualidade na blogoesfera e vou acompanho com agrado. Segue-se o Orgulhosamente enfermeiro, iniciado em 2013, e o Porque deixei de ser enfermeiro. Confirma-se algum silêncio nos Enfermeiros Unidos, desde fevereiro, mas há quase sempre algo para parar na comunidade on line, o Fórum enfermagem.

Houve uma ascensão e houve um declínio dos blogues de enfermagem. Depois de uns picos de apogeu, começaram a ficar inativos. Aqui, aconteceu como como os outros ou uma “história natural” dos blogues (aliás, havia quem apontasse um ano como tempo médio de vida de um blog). Autores de blogues que são enfermeiros escolhem também blogues multitemáticos, de natureza mais geral (como os estudos gerais)…  Muitos blogues estão inativos mas continuam por lá –  Enfermagem Forense, ativo desde 2008 mas sem posts desde julho deste ano; Casa do Enfermeiro, inativo desde outubro de 2014; Visão ENFernal da coisa, iniciado em 2007 e inativo desde 2010; Criancices, iniciado em 2005 e inativo desde setembro de 2010; Detalhes e pormenores, iniciado em 2009 e inativo desde junho de 2010; Em casa da Ena Rot, iniciado em março de 2005 e inativo desde agosto de 2009; Enfermagem XXI, iniciado em maio de 2006 e inativo desde outubro de 2009; Enfermagem Invicta, iniciado em fevereiro e inativo desde setembro de 2007; Enfermagem em Grupos de Ajuda Mútua, iniciado em abril de 2005 e inativo desde abril 2010; Espiritualidade e Saúde, inciado em 2006 e inactivo desde 2009, transferido para INFIRMARIIS – o blog da Enfermagem na Católica; Falando de Enfermagem, iniciado em dezembro de 2003 e inativo desde maio de 2005; Nurse…! Angel of Life!, iniciado em março de 2005 e inativo desde 2008; Enfermagem.com, iniciado em março e inativo desde julho de 2007; Enfermagem de Reabilitação em Portugal, iniciado em 2007 e inativo desde 2010; Nurse Anesthesist, iniciado em dezembro de 2006 e inativo desde 2014; Um dia virei…enfermeira, iniciado em 2006 e inactivo desde 2010; Another portuguese nurse in UK, iniciado em julho de 2011 e inativo desde julho de 2012;

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s