Dia Mundial da Saúde 2017 – Vamos falar sobre Depressão

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril, data que assinala a primeira assembleia geral da OMS, em 1948.

O texto que se apresenta decorre dos textos da OMS, pois não há ainda referência à efeméride no site da DGS.

A OMS apresentou o tema do Dia Mundial da Saúde de 2017  – a depressão, com o lema “Let’s talk” (vamos conversar), visando a iniciativa ajudar a prevenir e a tratar a depressão. O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis.

A depressão afeta pessoas de todas as idades e condições sociais e de todos os países. A doença traz grande sofrimento mental e afeta a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias. A depressão pode levar ao suicídio, que atualmente é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.

No entanto, a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão do que a depressão é e como atua ajuda reduzir o estigma associado à doença, além de levar a um aumento no número de pessoas que buscam tratamento, o que é efetivamente o objetivo geral da campanha, lançada em 10 de outubro de 2016 (Dia Mundial da Saúde Mental).

A OMS, no entanto, destaca ainda alguns outros objetivos específicos da iniciativa:

  • que o público em geral fique mais bem informados sobre a depressão, suas causas e as suas possíveis consequências, incluindo suicídio, e sobre a ajuda que está disponível para a prevenção e tratamento da doença;
  • que as pessoas com depressão não tratada comecem a procurar ajuda; e
  • que a família, amigos e colegas de pessoas com depressão possam apoiá-los.

A depressão é uma doença caracterizada pela tristeza persistente e perda de interesse em atividades que normalmente se desfrutam, bem como a incapacidade de realizar atividades diárias durante pelo menos duas semanas. Além disso, as pessoas com depressão têm geralmente vários dos seguintes sintomas: perda de energia; mudanças de apetite; necessidade de dormir mais ou menos do que o habitual; ansiedade; diminuição da concentração; indecisão; inquietação; sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança; e pensamentos de auto-agressão ou suicídio.

O foco da campanha é a importância de se falar sobre a depressão como um componente vital de cura. O estigma da doença mental, incluindo a depressão, continua a ser um obstáculo para as pessoas pedirem ajuda. Falar de depressão com um membro da família, amigo ou profissional de saúde, seja em contextos mais amplos (como a escola, local de trabalho e ambientes sociais) ou na esfera pública (comunicação social, blogs ou redes sociais) ajuda a reduzir o estigma e a aumentar o número de pessoas que procuram tratamento.

O slogan da campanha é: ‘Vamos falar sobre depressão’ e a campanha é destinada a todas as pessoas, independentemente da idade, sexo ou condição social. No entanto, a OMS chama atenção para três grupos especialmente afetados pela doença: jovens com idades entre 15 a 24 anos, mulheres em idade fértil (especialmente após o nascimento de uma criança) e idosos.

Site oficial da campanha

Campaign essentials

“We have developed a set of posters Depression: Let’s talk for use in campaign activities and beyond. Each poster depicts a conversation between two people about depression: a mother and daughter; a mother with her young baby and a health-care worker; a student and teacher; and an older women with a younger woman.”

poster_01 clinic_europe poster_03 europe_outdoors_women-200 poster_05-200

Advertisements

One thought on “Dia Mundial da Saúde 2017 – Vamos falar sobre Depressão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s