Consulta pública: “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”

A educação e a formação são alicerces fundamentais para o futuro das pessoas e do país. Uma educação para todos exige que se considere a diversidade e a complexidade como fatores preponderantes ao definir um perfil de saída para os alunos no final de 12 anos de escolaridade obrigatória.

Num mundo de incertezas e em rápida mudança, importa formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, aptos a interagir numa era global e do conhecimento.

Nesta perspetiva, torna-se fundamental a definição de um perfil de competências que se pretende que os alunos apresentem no final do percurso escolar de 12 anos, que lhes permita continuar a aprender ao longo da vida e responder aos desafios do mundo atual, a par do desenvolvimento de competências do século XXI.

Convidam-se todos os interessados a participar no debate em torno deste documento, até ao dia 13 de março de 2017, enviando os seus contributos através do formulário eletrónico abaixo indicado.” (aqui)

O documento encontra-se em consulta pública até ao dia 13 de março de 2017.

No âmbito do debate alargado lançado pelo Ministério da Educação sobre o Currículo do século XXI, foi constituído um Grupo de Trabalho tendo em vista a definição do perfil de saída dos jovens de 18 anos de idade, no final de 12 anos de escolaridade obrigatória (Cf. Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho).

Concluídos os trabalhos do referido Grupo, o Ministério da Educação coloca agora em discussão pública, até ao dia 13 de março de 2017, o documento Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, disponível em: http://dge.mec.pt/perfil

Para participar neste momento de consulta pública –  preenchimento do formulário eletrónico: http://area.dge.mec.pt/perfil

Estes são os princípios que subjazem ao trabalho de natureza curricular que aqui se apresenta.
A. Um perfil de base humanista
B. Educar ensinando para a consecução efetiva das aprendizagens
C. Incluir como requisito de educação
D. Contribuir para o desenvolvimento sustentável
E. Educar ensinando com coerência e flexibilidade
F. Agir com adaptabilidade e ousadia
G. Garantir a estabilidade
H. Valorizar o saber
Visão:
Pretende-se que o jovem, à saída da escolaridade obrigatória, seja um cidadão:
  • dotado de literacia cultural, científica e tecnológica que lhe permita analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia;
  • livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia;
  • capaz de lidar com a mudança e a incerteza num mundo em rápida transformação;
  • que reconheça a importância e o desafio oferecidos conjuntamente pelas Artes, as Humanidades, a Ciência e Tecnologia para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo;
  • capaz de pensar critica e autonomamente, criativo, com competência de trabalho colaborativo e capacidade de comunicação;
  • apto a continuar a sua aprendizagem ao longo da vida, como fator decisivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua intervenção social;
  • que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta;
  • que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático;
  • que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social.

Valores

  • Responsabilidade e integridade
  • • Excelência e exigência
  • • Curiosidade, reflexão e inovação
  • • Cidadania e participação
  • • Liberdade
 Áreas de desenvolvimento e aquisição das competências-chave:
Linguagens e textos.
Informação e comunicação.
Raciocínio e resolução de problemas.
Pensamento crítico e pensamento criativo.
Relacionamento interpessoal.
Autonomia e desenvolvimento pessoal.
Bem-estar e saúde.
Sensibilidade estética e artística.
Saber técnico e tecnologias.
Consciência e domínio do corpo
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s