“Enfermeiros: Uma voz de Liderança. Alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”

O 12 de Maio é assinalado em memória do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna – comemorá-lo significa reviver, de forma coletiva, a memória de alguém cujo nascimento possibilitou uma série de acontecimentos e transformações.

Foi Florence Nightingale a primeira a definir uma filosofia de enfermagem, a operacionalizar um modelo de prestação de cuidados, a fundar uma escola com um ensino autónomo, a instalar processos científicos na prestação de cuidados e na gestão.

Como outros Dias que se comemoram, o Dia Internacional do Enfermeiro tem a dupla finalidade de lembrar o que aconteceu e de alertar para o presente e o futuro, ao mesmo tempo. Por isso, todos os anos, o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) determina celebrar a data com uma temática anual específica.

Na última década, o ICN deu enfoque a “Dotações seguras salvam vidas” (2006), aos “Ambientes favoráveis à prática” (2007), seguindo-se uma sequência temática de “Servir a comunidade e garantir qualidade”: com “os enfermeiros na vanguarda dos cuidados de saúde primários” (2008), “os enfermeiros na vanguarda da inovação nos cuidados” (2009) e “os enfermeiros na vanguarda dos cuidados na doença crónica” (2010).

Em 2011, foi assumido o desafio de “Combater a desigualdade: melhorar o acesso e a equidade”, seguindo-se “Combater as desigualdades: da evidência à ação” (2012) e «Combater a desigualdade: Objetivos de Desenvolvimento do Milénio» (2013). No ano seguinte, o lema foi “Enfermeiros: Uma Força para Mudar. Um Recurso Vital para a Saúde”(2014),  seguindo-se «Enfermeiros: Uma Força para a Mudança» (2015) e «Enfermeiros: uma força para a mudança – para um Sistema de Saúde mais resiliente» (2016).

Este ano, o lema do ICN é “Enfermeiros: Uma voz de Liderança. Alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável“, estando em foco áreas da saúde em que a intervenção do enfermeiro é essencial e protectora dos cidadãos.

Lembremos que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram adoptados pelas Nações Unidas em 2014 e são 17 objetivos que abrangem uma vasta gama de temas sobre o desenvolvimento sustentável mundial, desde erradicar a pobreza e a fome; melhorar a saúde e a educação; combater as alterações climáticas; etc. Os 191 Estados-Membros concordaram em atingir estes novos objetivos até 2030.

A área da saúde tem um lugar central no ODS 3: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. A Enfermagem tem claramente um papel importante a desempenhar em relação este objetivo, mas em bom rigor o o trabalho dos enfermeiros também tem grande impacto na realização dos outros ODS, tais como no que se refere à educação e pobreza que são referidos frequentemente como os determinantes sociais da saúde, ou seja, as condições em que as pessoas nascem, crescem, trabalham, vivem e que têm impacto nas suas condições de saúde e de vida diária.

Kit do ICN para o Dia Internacional do Enfermeiro (em português)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s