Citação do dia

“Este é em primeiro lugar um ensaio acerca das emoções e das atitudes que incluem uma certa estimativa de si mesmo, como o orgulho, a autoestima, a vaidade, a arrogãncia, a vergonha, a humildade, o embaraço, o ressentimento, e a indignação. É também acerca de algumas qualidades que se relacionam com essas emoções; a nossa integridade, sinceridade ou autenticidade. Interessa-me o modo como essas emoções e qualidades se manifestam na vida humana em geral, e no mundo moderno em particular. O ensaio é por consequência aquilo que o grande filósof alemão Immanuel Kant, que nunca teve medo de um título grandioso, teria chamado um exercício de antroplogia pragmática” (p.13)

“Narciso poderia recordar-nos os enxames de egoístas que infestam os locais de interesse, as galerias de arte, os concertos, os espaços públicos, e o ciberespaço. Para essas pessoas, o objetivo de cada momento é em primeiro lugar registarmo-nos como tendo estado ali, e, em segundo lugar, transmitir o resultado para o máximo de gente possível no resto do mundo. O smartphone é a maldição do espaço público enquanto as pessoa continuam a clicar com a lente apontada principalmente para si mesmas e apenas secundariamente para aquilo que as rodeia”. (p.56)

Uma belíssima mistura de reflexão, sentido de humor, sabedoria, com recurso aos filósofos, à cultura, aos mitos, à arte…  Fortemente recomendado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s