“Para uma epistemologia de Enfermagem”

Enquanto enfermeiros, como é que sabemos que sabemos? como soubemos o que julgamos saber? a partir de que fontes elaboramos e disseminamos conhecimento? como justificamos as crenças que temos? o que fazemos com o que conhecemos? Estamos nos territórios da epistemologia, ocupando-nos com as questões relativas à natureza, às fontes, justificação e validade do conhecimento, incluindo a sua criação e disseminação.

Organizámos o texto em duas partes: a primeira, em que enquadramos a Enfermagem e a Epistemologia; a segunda, o cerne da questão, relativa a a Epistemologia de Enfermagem. Foi redigido a pensar nos enfermeiros sem desconsiderar leitores de outras áreas científicas nem o público em geral.

Um aprofundamento epistémico de enfermagem inclui as fontes de conhecimento, a articulação dos valores profissionais e o seu contributo para os cuidados de saúde, a ligação entre as necessidades em cuidados, o concetual e o empírico, dados de evidências clínicas, pensamento teórico e heurístico, conceitos abstratos e contextos concretos, refinando e gerando conhecimento relevante para os cuidados de Enfermagem; e, claramente, as práticas de cada enfermeiro evidenciam os diversos usos do conhecimento de Enfermagem.

Edição Lusodidacta

Foi apresentado no passado dia 17 de novembro, na Sala de Atos do IPS.

Autor: LN

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s