Publicado em Livros e leituras

“A ascensão das multidões”

“Na alma coletiva da multidão, as aptidões intelectuais dos indivíduos apagam-se. A heterogeneidade submerge na homogeneidade e as qualidades inconscientes dominam. É a colocação em comum de qualidades medíocres que explica por que motivo as multidões jamais serão capazes de cumprir atos que exijam uma inteligência elevada. Nas multidões, é a asneira que se acumula e não o espírito.

As multidões geram também um carácter novo. O surgimento de caracteres especiais nas multidões – e que os indivíduos isolados não possuem – está associado a três causas fundamentais. A primeira deriva do número: um indivíduo inserido numa multidão adquire um sentimento de poder invencível, que o leva a ceder aos seus instintos mais básicos, instintos que, isolado, tentaria refrear. E a tentação de se deixar levar pelos instintos será tanto maior quanto mais anónima for a multidão e, por conseguinte, mais irresponsável. O sentimento de responsabilidade dos indivíduos desaparece por inteiro nas multidões. A segunda causa é o contágio mental. Le Bon, baseando-se nas descobertas científicas da época, associa o contágio ao fenómeno da hipnose. Numa multidão, todo o sentimento, todo o ato é contagioso, e é contagioso ao ponto de o indivíduo sacrificar o seu interesse pessoal ao interesse coletivo. A terceira causa, e que Le Bon considera como a mais importante, é a sugestão, de que o contágio é um efeito. Isolado, um homem pode ser civilizado; integrado numa multidão, tem a espontaneidade, a violência, a ferocidade e também o entusiasmo e o heroísmo dos seres primitivos.”

Uma genealogia da espiral do silêncio. A expressão da opinião sobre as praxes académicas. (2018) p. 32-34

Autor:

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s