Nascida do dia: Pearl S. Buck

Pearl Sydenstricker Buck, mais conhecida por Pearl S. Buck e também conhecida por Sai Zhen Zhu, nasceu a 26 de junho de 1862, em Hillsboro.

Encontrei um livro seu, por acaso, na biblioteca itinerante da Gulbenkian. Lembro-me que foi o primeiro que dela li: A flor oculta. Um insight próximo da Madame Butterfly. E como eram fáceis de encontrar e rápidos de ler, ocupei-me com outros nesse verão. Imagino que foi leitura da minha adolescência, como de muitas outras pessoas.

Em 1930 publicou Vento Leste, Vento Oeste e, em1931,  Terra Bendita que vendeu 1,8 milhão de cópias somente no primeiro ano. Por esta obra, recebeu o Prémio Pulitzer de Ficção em 1932.  Nobel de Literatura de 1938.

Vários dos seus livros foram escritos sob o pseudónimo John Sedges. Amiga de Eleanor Roosevelt, advogou pelos direitos que deveriam ser concedidos às mulheres e pela igualdade racial, bem antes dos movimentos dos direitos civis, nos Estados Unidos.  Morreu em 1973, aos oitenta anos.

Autor: LN

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010.

Um pensamento em “Nascida do dia: Pearl S. Buck”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s