Resolução da AR – recomendação ao Governo – criação de rede nacional de biotérios e promoção dos princípios 3R

Resolução da Assembleia da República n.º 96/2010
Recomenda ao Governo a criação de uma rede nacional de biotérios que forneçam animais para investigação científica e que promova a implementação dos princípios 3R

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 — Regule, em articulação com as instituições científicas, a instalação e funcionamento dos estabelecimentos de produção e de manutenção de animais para fins de experimentação científica com especial atenção para a venda ou cedência de animais.
2 — Determine as regras que impeçam a venda ou cedência de animais a estabelecimentos que não possuam alvará da Direcção -Geral de Veterinária ou, no caso de estabelecimentos estrangeiros, autorização equivalente que garanta as normas de bem -estar animal.
3 — Promova a criação de uma rede nacional de biotérios que responda de forma adequada às necessidades do nosso sistema científico e assegure o cumprimento das normas legais e das melhores práticas internacionais.
4 — Promova a criação de uma estrutura com as competências de um centro 3R responsável pelo apoio ao desenvolvimento, à validação e à promoção de alternativas ao uso de animais para fins experimentais e outros fins científicos que fique responsável pela implementação, difusão e controlo da aplicação dos princípios 3R entre a comunidade científica portuguesa e que faça o acompanhamento das novas exigências nesta área, atentas as melhores práticas internacionais e as normas da legislação nacional.
5 — Promova a obrigatoriedade de todas as instituições científicas que utilizem animais em investigação possuírem uma comissão de ética que acompanhe todos os processos com experimentação animal e o cumprimento dos princípios 3R, cuja composição inclua especialistas em bem -estar de animais de laboratório.
6 — Mandate a Direcção -Geral de Veterinária para elaborar um relatório anual sobre a actividade de produção e utilização de animais para experimentação científica, recolhendo
e avaliando a informação recolhida das comissões de ética das instituições científicas.
7 — Proceda a um estudo dos biotérios existentes (ou em construção) em Portugal, aferindo a sua capacidade de resposta às necessidades do sistema científico português, com vista à detecção daqueles que, eventualmente, se encontrem desactivados ou subaproveitados (como poderá ser o caso do biotério do Ministério da Agricultura,
no Laboratório Nacional de Investigação Veterinária em Vairão, Vila do Conde), bem como avaliar a eventual necessidade de outros «biotérios centrais» de produção para servir outras regiões do País e da forma como se deverão articular entre si.
8 — Elabore um estudo do impacto da construção de um novo «biotério central» na Azambuja e das funções que este deve assumir na relação entre os parceiros do projecto e destes com outros actores científicos.
Aprovada em 16 de Julho de 2010.
O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

Diário da República, 1.ª série — N.º 155 — 11 de Agosto de 2010

Duas notas «simples»: podem nem todas as pessoas saber o que são «os princípios 3R» ou o que é um biotério….E se «biotério» é simples, basta ir a um dicionário (viveiro de animais para pesquisas laboratoriais), já os princípios 3R precisam de uma investigação mais minuciosa. Em benefício da inteligibilidade,  os 3 R são: Replacement, Reduction, Refinement.

Sites para «passar» por lá:

InterNiche

University of Sheffield

Slides confª Bioethcis and animal research

Nuffield Council on Bioethics

Institute for Laboratory Animal Research

Já agora, a criação de um biotério nacional na Azambuja tem sido alvo de uma Plataforma de objecção.

Autor: LN

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010 (e desligado em 2017).

10 opiniões sobre “Resolução da AR – recomendação ao Governo – criação de rede nacional de biotérios e promoção dos princípios 3R”

  1. Bom dia, Senhora Professora, e muitos parabéns pelo excelente blog, que já marquei como favorito! Gostei especialmente do excerto sobre objecção de consciência.

    Gostar

  2. Olá cintia, fico muito bem impressionado com a sua opiniao!
    é excelente vermos fituros enfermeiros a pensar como a Sra (jovem)
    partilho da sua opiniao no todo!

    Gostar

  3. Boa tarde, caro Patronilhoruna, e muito obrigada pela amabilidade das suas palavras.

    Bem gostaria de poder avocar a mim a possibilidade de um curso de enfermagem, que considero ser uma vocação nobre. Com a minha falta de habilidade, tive de me ficar pelo Direito.

    Como em matérias de bioética o diálogo é transdisciplinar, tenho sim a sorte de poder discutir e aprender com colegas de variadas áreas, entre as quais a enfermagem.

    A Professora Lucília Nunes vai tendo a maçada de me aturar, agora também na blogosfera!:)

    Gostar

  4. António…. a Dra Cíntia Águas não é, que eu saiba (risos) estudante de enfermagem. É uma excelente pessoa, formada na esfera do Direito 🙂 e temos o gosto e privilégio de a ter como secretária do CNECV 🙂

    O excerto sobre Objecção de Consciência, além de ser do «seu» tempo, representa uma temática que me é cara, como pessoa, cidadã, enfermeira e professora 🙂

    Gostar

  5. Obrigada, Senhora Professora! A objecção de consciência também é um tema que me é caro, até porque está consagrado na nossa Constituição, como liberdade dos cidadãos e correlativo dever de governação.

    Quanto ao Biotério, confesso ter procurado na Resolução alguma palavra sobre a revisão da Directiva sobre experimentação animal, em curso, mas suponho que mais tarde será feita essa menção, será assim?

    Gostar

  6. Dra Cíntia, melhor que eu sabe que “Directiva” não existe até que transposta :)) e, às vezes, nem depois…

    Na verdade, a Resolução/Recomendação que ora se publicou «peca» por falta de clareza (como é o caso do enunciado dos princípios 3R sem dizer «quais» são e assumindo-os, supostamente, em língua inglesa) e nem cita o plano de acção para o bem-estar dos animais da UE 2006-2010)… nem que fosse porque ainda estamos no período temporal e porque se recomendam medidas protectoras.
    Vale o que vale uma recomendação.

    Gostar

  7. Olá Cintia, obrigado pelo modo como fala da minha profissao.
    Vou-lhe confessar um segredo, quando terminei o liceu fui para Filosofia, e só mais tarde é que decidi fazer enfermagem. Entretanto decidi concluir Filosofia e fazer o Mestrado em Filosofia na Especialidade de Ética/Bioética.
    Fico muito bem impressionado em ver advogados a interessrem-se por estas maravilhas éticas. MUito bem impressionado
    O desejo de um excelente fim de semana

    Gostar

  8. Boa Noite Dra Lucilia, nestas coisas, sinto-me sempre muito inibidido.
    nao sabia que a Cintia era adovagada, mas confesso-lhe que me fascina a ideia de ver outras areas do saber a interessar-se pela nossa profissao e, neste caso, pessoas.!

    Este fim de semana vou até ao Alentejo, vou ver e desfrutar do meu sobrinho. Vamos tomar banho no canal, andar de bicicleta. Melhor: vou conhecer o meu gato. Fiz anos no sabado e o miguel (meu sobrinho) decidiu oferecer-me um gato. – Nao é delicioso?
    disse-me ontem: – Titi o teu gato já tem nome, chama-se Pantufa. escuta Titi, nao o podes deixar ir para a varanda!
    Sabe Dra Lucilia (espero que nao se ofenda por a tratar deste modo), é que nestas coisas, estou sempre a ouvir a minha mae (que é linda e tem 87 anos!), filho tem que se respeitar…….! Nao é que já me ia perdendo? gosto e necessito demasiado do contacto com a natureza, ajuda-me a encontrar. Estes lugares fazem de mim uma pessoa mais atenta e preocupada comigo, com os outros e com a propria natureza. É como se tivesse a possibilidade de me transcender sempre que me encontro com estes lugares. Obrigado por me ouvir!
    envio-lhe o desejo de um bom fim de semana. Pense Filosofia…………..!

    Gostar

  9. Sábado?? :)) Ena, nascido sob o mesmo astro/signo :).
    Parabéns, ainda que com atraso… (mas só faz mal se fossem adiantados… crendices!)

    Aproveitar a tranquilidade de estar consigo, os seus e a natureza é coisa de gente sábia :). Desfrute e viva bem.
    Ou o melhor que puder, que é o máximo que se pode pedir a um ser humano!

    Gostar

Deixe um comentário