Dia mundial do livro e dos direitos de autor

O Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de abril, data instituída pela UNESCO na sua XVIII Conferência Geral (1995) para homenagear os livros e os autores à escala mundial.  Também para promover, sobretudo junto dos mais jovens, o prazer da leitura e da descoberta dos livros, bem como a proteção do direito autoral e da propriedade intelectual. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

“…ler pela primeira vez um grande livro na idade madura é um prazer extraordinário: diferente (mas não se pode dizer maior ou menor) se comparado a uma leitura da juventude. A juventude comunica ao ato de ler como a qualquer outra experiência um sabor e uma importância particulares; ao passo que na maturidade apreciam-se (deveriam ser apreciados) muitos detalhes, níveis e significados a mais. Podemos tentar então esta outra fórmula de definição: Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.”

Por que ler os clássicos, Italo Calvino

Dia de celebrar os Livros. Companheiros certos de viagens pela imaginação e pelos olhares dos Outros. Que em Si ecoam. Dia de evocar livros significativos. De relembrar Shakespeare.

No ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas homenageia o poeta através do seu cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2024. O cartaz, com conceção de Luís Mendonça/Gémeo Luís, pode ser descarregado nesta página. Convidam-se as Bibliotecas Municipais e as livrarias a darem igualmente destaque ao quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Cartaz (PDF para impressão

Cartaz (JPG)

Autor: LN

LN é sigla de Lucília Nunes. Este blog nasceu no Sapo em 2001. Esteve no Blogspot desde 01.01.2005. Importado para Wordpress a 21.10.2007. Ligado ao FaceBook desde 13.12.2010 (e desligado em 2017).

Deixe um comentário